quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Limites para um relacionamento saudável.



Basicamente existem dois limites para um relacionamento saudável, o limite “nós” e o limite “eu”.

O limite “nós” são regras que ambos concordam de antemão, regras que se aplicam durante qualquer briga ou discussão. Cada um de nós tem o direito de gentilmente, mas diretamente, relembrar desses limites quando forem violados. Eles podem incluir:

1. Nunca mencionaremos divórcio;

2. Não levantaremos casos antigos e irrelevantes do passado;

3. Nunca iremos brigar em público ou na frente de nossos filhos;

4. Daremos um tempo se o conflito chegar a um nível nocivo (é melhor parar e respirar do que continuar a discussão);

5. Nunca tocaremos um no outro de modo ofensivo;

6. O fracasso não é uma opção. Faremos o que for necessário para sairmos bem dele.

Os limites “eu” são regras que praticamos pessoalmente, por nossa conta. Aqui estão alguns dos exemplos mais eficientes:

1. Eu ouço primeiro para depois falar. “Sabei isto, meus amados irmãos: Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar-se” (Tiago 1:19);

2. Eu lidarei com os meus problemas honestamente. “E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? ” (Matheus 7:3);

3. Falarei com gentileza e manterei o meu tom de voz baixo. “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira” (Provérbios 15:1).

Discutir justamente significa trocar as nossas armas. Desentendimentos com dignidade resultam de construir uma ponte ao invés de destruir. Lembremos, amar não é uma batalha, mas é sempre digno de batalha.


O Desafio de Amar – Stephen & Alex Kendrick

Nenhum comentário:

Postar um comentário